Paletas

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O SUPER-MAN DE TERNO E GRAVATA

Crônica publicada no dia 25 de janeiro de 2009 no jornal Já!.
(Ilustração por Felipe Blanco)


No dia 20 de janeiro de 2009, Barack Obama foi empossado no cargo mais alto no escalão político da maior potência mundial: a presidência dos EUA. Na cerimônia presenciada por 2 milhões de americanos, frenéticos para acompanhar os rituais de perto, Obama enfim vestiu os trajes da liderança, não obstante encardidos pelo antigo dono, George Walker Bush. Mais essa para Barack!


Além das tantas heranças problemáticas oriundas do governo republicano, o vencedor democrata deverá mostrar toda sua versatilidade política a fim de solucionar impasses, encontrar saídas, escapar da crise, preocupar-se com o Iraque e, sobretudo, extirpar a imundície que denegri e ofusca todo o esplendor do brilho de suas vestes majestosas. Se a roupa suja também se herda, Barack Obama não se acanhará em pôr a mão na massa, lustrando cada estrelinha do manto norte-americano. Sem mais tempo para rodeios, a hora agora é de ação. Sucateados, os EUA torcem por anos agraciados, livres das tormentas patrocinadas por Bush na última gestão. Fartos das trevas republicanas, a nação americana despertou otimista na manhã de 20 de janeiro, convicta de que 2008 será relegado aos confins de um esquecimento de boa hora.


E na chuva de flashes, aplausos, olhares e sorrisos de esperança, BO manteve a aparência daquele que tem todas as cartas na manga. Em tom medido, condenou quem devia, porém não se isentou das responsabilidades da mudança, afinal foi eleito pregando slogans desse teor. Sim, 78% da população é fiel e acredita no primeiro presidente negro da história dos EUA. Na situação mais crítica vivenciada pela potência desde 1929, os eleitores avistaram um futuro promissor brilhar nos olhos do candidato cujo refinado terno Armanni italiano esconde um S vermelho inconfundível: o S de “sucesso”; o S de “super”. Vida longa a Barack!

6 comentários:

Fábio P. Giraldini disse...

Só não mais otimista e encorajador que o próprio Obama! Um dia desses, ele já foi atrás de atrasar os protocolos para reduzir a emissão de poluentes de 2020 pra 2011. EUA em crise e acessores de todas as áreas zelando por solucionar todos os tipos de problemas. Muito bom texto, Parabéns! Abraço.

Ricardo Chapola (CHAPS) disse...

Sim, pra ser mais exato foi ontem. Saiu inclusive no Estadao!

Anônimo disse...

Estou levando a maior fé no Obama, apesar de saber que o "sistema" vai fazer o diabo para não perder o controle da situação.

Esses 100 primeiros dias de governo vão mostrar com quem está a força...

Abraços.

Ana Raquel Merighi disse...

Serei sincera... (meu defeito/qualidade) não li esse post inteiro, pq estava com mto sono, mas li o q vc fala sobre o hospital...
Como sua veterana em jornalismo, seu texto é bom, aliás, seu texto é rico! Vocabulário extenso... gosto disso!
Mas dica para o blog, precisamos criar um no semestre passado, tá lá tadinho meio abandonado...rs, O profº sempre nos chamava a atenção para a questão da interatividade do blog, links para outros sites ou blogs... coisas assim!
Do mais... fica meu parabéns jundiaiense ahaha
beijão

Moacyr Junior disse...

YES, WE CAN!!!!

muito bom o texto man!

Anônimo disse...

É mesmo acosta, que herança que o obama ta pegando ein?? o Bush pegou um EUA bom economicamente e sem guerra e entrega pro negão um EUA em guerra e fudido economicamente!!
belo texto...abrass!!